Avisos!

Agenda fechada! Novos pedidos para entrega somente á partir da segunda quinzena de 2017!
Aceito encomendas e envio para todo o Brasil.
Todos os produtos são personalizáveis tanto nas cores quanto na composição dos elementos. Consulte-me disponibilidade de cores, pois eventualmente alguns papéis saem de linha de produção.

Será acrescido o valor do frete, por isso informe seu CEP para o cálculo do orçamento.

09 fevereiro 2009

Encontro com Eva Duarte

Após postar os últimos dias de aula do Curso Arte e Papel, resolvi contar a vocês sobre o encontro que tive ontem com Eva Duarte do Dobrinhas. Eu estava com meu marido e meu filhote e nos encontramos lá no Jangada Clube onde está ocorrendo o 9º Salão de Artesanato da Paraíba, e até encontramos origami por lá! Fomos á um quiosque na praia do Cabo Branco e continuamos nosso bate-papo até o anoitecer.

Passamos uma tarde superagradável nos conhecendo e trocando figurinhas sobre origami, papel, design e arte contemporânea. Trocamos experiências sobre oficinas, cursos, tipos de papéis, impermeabilização com resina, tingimento de papel, e talvez ela nem saiba o quanto nossa conversa foi estimulante e me fez passar a noite imaginando mais possibilidades com o papel e o origami.

Os momentos que passamos foi o suficiente para eu peceber que Eva tem uma imensa alegria de viver. É prática e objetiva, aberta à novas experiências, indo atrás e procurando aprender mais, seja no nordeste, no sul e com certeza poderá chegar mais longe.
Eva, espero nos encontrarmos mais vezes. Se eu já te admirava virtualmente, te admiro mais ainda por ver sua simplicidade e seu amor pelo origami como forma de arte e de linguagem visual, e não só como um belo artesanato como a maioria das pessoas o veem.

14º dia de curso - instalação e intervenção

Nosso último dia de aula. O tema sobre instalação e intervenção apresentado na aula é bastante ambíguo. Os termos se confundem, principalmente quando a arte é realizada fora dos interiores das galerias e toma as ruas. Na maioria das vezes, só o próprio artista é capaz de definir sua obra como instalação ou intervenção.
Apresentamos diversos trabalhos com papel nas duas modalidades, em especial a Post-it Art, que formam figuras pixelizadas. Para nossa prática, nos inspiramos no artista "Invader" que trabalha a partir do vídeo game Space Invaders (quem nunca jogou Atari aí?), viajando pelo mundo e fazendo intervenções urbanas permanentes com azulejos com os personagens do game. Obviamente, juntamos a post-it art e o game e aí está nossa intervenção totalmente efêmera realizada nas paredes do novo bloco do Departamento de Artes. Nos divertimos bastante, inclusive com a extrema efemeridade do trabalho (na primeira ventania, voou metade e tivemos que catar tudinho!!).
Não deu pra fotografar, mas vocês não imaginam a cara de confusos dos seguranças do departamento.














13º dia de curso - escultura em papel

Aula de escultura em papel. Apresentamos trabalhos e mais trabalhos de artistas contemporâneos que utilizam das mais variadas técnicas em suas esculturas em papel. Enfocamos a Book Art, onde livros são recortados formando esculturas de acordo com o tema do livro. Para a prática, todos trouxeram livros, revistas ou jornais e recortaram fazendo seus books art.

Noriko Ambe

Su Blackwell

Georgia Russel

Galeria Meca

Galeria Meca
Autor desconhecido

Autor desconhecido
Publicidade para jornal



Prática de ensino















12º dia de curso - mobiliário, luminárias e decoração

Ainda dentro da relação entre papel e design, falamos sobre mobiliários, luminárias e decoração com papel. O mobiliário em papelão para crianças já existia nos anos 60. E não pense que as opções são poucas. Com o conceito de design sustentável, o papel voltou com força total para os ramos de móveis, luminárias e decoração em geral. Duvida? Então veja só alguns exemplos!
E tem mais!!! O Brasil é mais do que nota 10 na questão em design com papel. Em 2001 houve uma mostra no SESC Belenzinho de São Paulo onde tu-do era em papel. E sem falar, claro, nos irmão Campana e em Rafael Simões Miranda.

Mobiliário



Job Studio

Molo Design

Miyake


Paper Art (Brasil)

SESC
Fibras Arte (Brasil, e sim, é fibra de papel sim)
Irmãos Campana

Rafael Simões Miranda


Luminárias






Decoração


Alguma vez chegaram a prestar atenção nas paredes dessa casa?

Após as apresentações de imagens, partimos para a proposta da prática, que foi a confecção de uma luminária na técnica do origami tessellation, seguindo um modelo simples de Tomoko Yasutomo. Olha aí o resultado:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...