Avisos!

Agenda fechada! Novos pedidos para entrega somente á partir da segunda quinzena de junho de 2017!
Aceito encomendas e envio para todo o Brasil.
Todos os produtos são personalizáveis tanto nas cores quanto na composição dos elementos. Consulte-me disponibilidade de cores, pois eventualmente alguns papéis saem de linha de produção.

Será acrescido o valor do frete, por isso informe seu CEP para o cálculo do orçamento.

02 maio 2008

Nó chinês

Tenho recebido muitos e-mails pedindo o diagrama do nó chinês da boa sorte, então vou disponibilizá-lo aqui para todaos vocês. Encontrei-o no blog Macramê Dona Brazilian.

Este nó sugere um futuro positivo e de muito sucesso. De acordo com Lydia Chen, uma especialista em nós Chineses, esse nó ainda não tinha um nome. Então ela o batizou de NÓ DA BOA SORTE. Segundo ela, ele traz esperança a pessoa que o recebe e a quem dá. Se você acredita nisso, faça um chaveiro ou um charme e dê de presente a quem você tanto gosta.


O nó chinês é uma arte milenar. Segundo registros históricos, ainda nos tempos remotos, os ancestrais chineses registravam os assuntos com nós nas cordas. Esta tradição foi mantida até o surgimento dos caracteres primitivos. Durante a formação da civilização chinesa, a corda era muito usada. Na pronúncia chinesa, a corda tem o mesmo som da palavra divindade. Há ainda uma lenda, acredita-se que o dragão divino venerado pela nação chinesa por ser considerado como "descendente do dragão" e a corda parece justamente um dragão curvado. Na pré-história, a imagem do dragão divindade era expressa através da variação de nós na corda.

Na dinastia Qing (1644-1911), o nó nas cordas era considerado uma arte. O seu estilo era diversificado e era empregado como decoração.

O nó de corda possui ainda outras funções que ultrapassam o âmbito decorativo, pois são simbólicos. Por exemplo, é comum nos casamentos colocar o nó de corda na cortina do leito, pois isto impedirá o casal de se separar e vai mantê-los apaixonados para sempre. Colocar o entrelaçamento de corda na jade implica no desejo de que tudo corra bem, de vento em popa; no leque significa boa sorte e que tudo aconteça de acordo com o desejado. Muitas poesias chinesas também descrevem o nó de corda com propriedade.

Em chinês, o "Jie" (nó) significa a harmonia e união e possui o som parecido com "Ji". Ji por sua vez, significa a boa sorte, felicidade, longevidade e prosperidade. Por isso, o nó de corda torna-se o portador de parte da cultura tradicional chinesa.



Retirado de http://portuguese.cri.cn/152/2007/05/23/1@67824.htm

2 comentários:

PAULA PEREIRA disse...

Olá Marília
lembrei-me de passar por seu blog para lhe desejar um bom fim de semana.
Beijinhos

Paula

Anônimo disse...

Adorei o nó vou tentar fazer tb....

bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...